domingo, 15 de maio de 2011

Retratos do Brasil Homossexual

3 comentários:

  1. O "Kit Gay" criado para alunos conterá um DVD com uma história, no qual um menino vai ao banheiro, quando entra um colega, que se diz apaixonado pelo mesmo e assume sua homossexualidade. O kit, destinado a combater a homofobia nas escolas públicas é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a ONG Comunicação em Sexualidade (Ecos). O que pensar dessa atitude? Será que vai dar certo? Como os alunos irão se comporta? Quem irá apresentar esse material? Penso que essas perguntas venham a ser respondidas, mas acho importante a iniciativa do governo junto as instituições. Pois será uma forma de esta levantando questões sobre a homofobia, e assim deixar os alunos por sua opinião sobre o assunto em questão. Desenvolver materiais e levar o quanto antes assuntos dessa importancia para a escola é sem dúvida de suma importancia para que a discriminação sobre os homosexuais comece a ser vista e posta em pratica em debates no dia a dia. Aposto na iniciativa. E vocês, o que acham?

    ResponderExcluir
  2. A criação de um programa que retrate a homoxessualidade é muito boa, mas deve ter muito cuidado na sua transmissão. Reflexões a serem feitas: a que faixa etaria deve ser transitidos estes videos, qual o conteudo deles, falar sobre homoxessualidade ou transmitir cenas homoxessuais. Em alguns telejornais vimos que algumas cenas do ultimo kit gay era com cenas de homoxessualidade como beijos, cenas intimas, etc, não que isto seja errado,pois vemos a todo tempo heterossexuais em cenas totalmente invasivas. Mas será que as pessoas irão realmente modificar seus pensamentos através desta reportagem, ou se ao inves disse reforçaremos algumas das sua representações e conceitos? Para mim deveriamos falassemos sobre os dilemas que os homoxessuais passam, a definição da homossexualidade- como algo não transmitivel, além de conflitarmos a representações com a realidade vivenciadas, talvez assim conseguiriamos resultados melhores. Sei que as cenas são necessarias para as pessoas se familiarizarem e pereberem como algo normal, mas quanto damos destaques somente pra isso acabamos expelindo e não estimulando-os a conhecer e consequentimente a mudar.

    ResponderExcluir
  3. Tal reconhecimento por sí só já é um grande passo, para evoluir em aspectos nas escalas dos preconceitos. É preciso mais interesse e inclusão de tais procedimentos no rol daqueles a serem assegurados, o “kit gay” citado acima é sempre de grande valia, mais infelizmente é preciso lembrar que estamos no Brasil e tudo aqui na teoria é sempre lindo, quando parte-se para as práticas nada funciona tão bem quanto deveria. Apesar dos preconceitos em grandes escalas, em pleno século 21 e num país livre. É bom lembrar que informação e conhecimento são coisas bem distintas, e muitas das vezes as informações passadas são interpretadas como não deveriam. É preciso lutar e buscar, ninguém dá poder a ninguém e em meio há tantas discórdias e controversas a homossexualidade avança, a sociedade de fato nunca estará preparada totalmente de fato para aceitar, màs respeitar o outro em seu individualismo é preciso, independentemente “das quebras dos padrões” estipulados.

    Brad dos Dreads. FAMEC PSICOLOGIA 3 SEMESTRE.

    ResponderExcluir